O nosso facebook

Associação Bengala Mágica

Este Projeto surgiu da iniciativa de três mães de crianças cegas que procuraram juntas encontrar resposta para alguns dos seus anseios, relacionados com o facto de não existir, até à data, nenhuma organização/associação que visasse o apoio a pais e familiares de crianças e jovens com esta problemática. Numa primeira fase do projeto, estas três mães, começaram por dinamizar a página de facebook “Bengala Cor de Rosa” (https://www.facebook.com/bengalacorderosa/), a qual continuará a existir com a finalidade inicial, sendo uma página pessoal e não institucional. O objetivo destas três mães foi desde sempre constituir uma Associação Nacional de pais, familiares e amigos de criança, jovens e adultos cegos e com baixa visão. A pagina Bengala Cor de Rosa e algumas das iniciativas desenvolvidas no âmbito da mesma, permitiram chegar a outros pais e a pessoas que se interessam por esta causa e a apoiaram desde o início. A Associação Bengala Mágica foi formalmente constituída dia 20 de outubro de 2017 e desde então até ao presente já foram muitos os projetos e iniciativas que desenvolveu. Para que possamos continuar a crescer e a fazer ver para além do que é visível aos olhos, precisamos de todos! Juntem-se a nós através do site bengalamagica.pt
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Trabalhamos o acesso de pessoas com deficiência e Surdas à cultura.
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Durante os dias de ontem e hoje (11 e 12 de julho) estivemos no Agrupamento de Escolas Jose Maria dos Santos a dinamizar o curso de formação de 15 horas “Sistema Braille e produção de Materiais Inclusivos”. Esta iniciativa resulta da resposta às necessidades manifestadas pelos professores do Agrupamento e foi realizada em parceria com o INR e com a Centro de Foração da PIN ANDEE. Agradecemos à Dra Patrícia Santos do INR por todos os ensinamentos e acima de tudo pelo toque pessoal que coloca nestes momentos formativos. Agradecemos à DGE pelo empréstimo de algumas das máquinas Perkins.

Nas fotos podemos ver os vários momentos da formação onde os formandos (18 professores) utilizam a máquina perkins para escrever e fazer a adaptacão de alguns materiais (livros, jogos) recorrendo ao Braille.
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
E assim terminou o concerto de encerramento de final de ano letivo da Filarmonica Enarmonia que decorreu hoje nos jardins da Quinta da Alfarrobeira em São Domingos de Benfica. Estamos felizes e orgulhosos deste projeto que permite que TODOS possam aprender música e tocar em conjunto!
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Na passada terça-feira participámos, a convite da Direção Nacional da ACAPO neste encontro que visou a troca de experiências entre instituições brasileiras e portuguesas. A Bengala Mágica deu o seu parecer sobre políticas de inclusão de criancas e jovens com cegueira e baixa visão, formação de professores, investigação no âmbito da deficiência visual e desafios do presente para um futuro próximo.
Agradecemos à DN da ACAPO pelo convite.
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
ALERTA
Estão a ser enviados emails fraudulentos em nome da Bengala Mágica, com anexos que podem ser phishing.

Se o e-mail aparecer em nome de Bengala Mágica mas não for do endereço: associação.bengalamagica@gmail.com, não abra. Apague imediatamente o e-mail sem carregar em links ou abrir ficheiros.
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
A Associação Bengala Mágica felicita o Aliu pelo prémio recebido. Desportista, músico e agora também fotógrafo, além de tudo o resto que podemos apreciar na sua companhia. O Aliu integrou a Filarmonica Enarmonia, da Bengala Mágica, como aluno e desde há uns meses passou a colaborar como professor motivando a inspirando todos aqueles que com ele privam. Sempre a surpreender Aliu!
Skip to content