O nosso facebook

Associação Bengala Mágica

Este Projeto surgiu da iniciativa de três mães de crianças cegas que procuraram juntas encontrar resposta para alguns dos seus anseios, relacionados com o facto de não existir, até à data, nenhuma organização/associação que visasse o apoio a pais e familiares de crianças e jovens com esta problemática. Numa primeira fase do projeto, estas três mães, começaram por dinamizar a página de facebook “Bengala Cor de Rosa” (https://www.facebook.com/bengalacorderosa/), a qual continuará a existir com a finalidade inicial, sendo uma página pessoal e não institucional. O objetivo destas três mães foi desde sempre constituir uma Associação Nacional de pais, familiares e amigos de criança, jovens e adultos cegos e com baixa visão. A pagina Bengala Cor de Rosa e algumas das iniciativas desenvolvidas no âmbito da mesma, permitiram chegar a outros pais e a pessoas que se interessam por esta causa e a apoiaram desde o início. A Associação Bengala Mágica foi formalmente constituída dia 20 de outubro de 2017 e será apresentada oficialmente num evento para o efeito muito em breve. Atá lá os sócios fundadores estarão a trabalhar para consolidar este projeto.
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
No âmbito da comemoração nacional do Dia Mundial do Braille 2021, o Núcleo para o Braille e Meios Complementares de Leitura, que funciona no âmbito da estrutura do Instituto Nacional para a Reabilitação, organiza, na tarde do dia 19 de janeiro de 2021, terça-feira, das 14h30 às 16h30, uma sessão online intitulada "Tela e Ponto – A centralidade do braille num mundo em mudança", através da plataforma Zoom e com difusão no canal de YouTube do INR.

Não necessita de fazer qualquer inscrição. No dia do evento, às 14h30, basta clicar no canal de YouTube do INR e aguardar a emissão. Se pretender colocar alguma questão ou fazer um comentário sobre a sessão, pode fazê-lo no chat, devendo subscrever o canal previamente. Pode, em alternativa, colocar a sua questão ou comentário através do email INR-Comunicacao@inr.mtsss.pt.

PROGRAMA
Abertura: Humberto Santos, Presidente do INR, I.P.
Testemunhos: “O impacto do Braille na vida escolar, profissional e social das pessoas
com deficiência visual”
Moderação: Cristina Miguel
• Alunos e professores dos ensinos básico e secundário
• Alunos do ensino superior
• Adultos que utilizam o Braille na sua vida profissional
Espaço de reflexão: Partilha de “sentires” sobre o sentido do braille
Conferência: “O Braille e o seu impacto na vida e na autodeterminação das pessoas
com deficiência visual”
Regina Oliveira | Fundação Dorina Nowill para Cegos - S. Paulo, Brasil
Encerramento: Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Assinala-se hoje, 4 de janeiro, o DIA MUNDIAL DO BRAILLE, por ser o dia do nascimento de Louis Braille, o criador deste sistema de leitura e escrita em alto relevo para ser lido com os dedos.

O Braille é o código que permite às pessoas com deficiência visual (cegueira ou baixa-visão severa) uma leitura plena e fluente, constituindo um elemento indispensável para a sua autonomia e efetiva inclusão educativa, social, laboral e cívica.

Destacamos o simbolismo desta data com um vídeo, em que apresentamos testemunhos, conteúdos informativos e crianças a utilizarem o Braille em diferentes contextos.

Entendemos que o Braille não pode deixar de ser ensinado às crianças cegas e que é fundamental investir na formação de professores e na cada vez maior oferta de materiais lúdicos e didáticos que tornem a sua aprendizagem apelativa e consistente, para que, no futuro, as crianças e jovens se tornem leitores competentes.

Convidamo-vos a assistir ao vídeo que preparámos e a divulgá-lo junto dos vossos contactos. Nunca será demais enfatizar a importância do Braille para as pessoas com deficiência visual e mostrar como ele vem acompanhando os novos desígnios das tecnologias e do mundo digital.

Aproveitamos para dirigir um agradecimento especial a todos os que aceitaram participar neste vídeo: adultos, crianças e suas famílias!

Viva o Braille, que permite que o mundo esteja na ponta dos dedos!

https://youtu.be/FfD5XT6bjL8
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
A Direção da Bengala Mágica deseja a todos e a todas um FELIZ NATAL!

Propomos às famílias um programa natalício inclusivo: uma peça de teatro sobre o Natal, com audiodescrição (recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência visual).

Aproveitamos para dirigir um agradecimento especial à Câmara Municipal de Palmela por esta fantástica iniciativa. Esperamos que possa ser replicada por muitas outras instituições e que as crianças e jovens com deficiência visual tenham a possibilidade de assistir a mais peças de teatro e a outros produtos culturais acessíveis.

BOM ESPETÁCULO!

«O NATAL NO CONVENTO DA ARRÁBIDA»

(Pelo Serviço Educativo do Museu e Biblioteca do Município de Palmela | Org.: Câmara Municipal de Palmela
Apoio: Associação Bengala Mágica)

Sinopse: No Convento da Arrábida decorrem os preparativos para a celebração de Natal. Todos sabem o que devem fazer, o que não sabem é que vão partilhar a sua humilde ceia com uma visita inesperada! Como será este ano «O Natal no convento da Arrábida?»

https://www.youtube.com/watch?v=RuAOHBB-4pk&feature=youtu.be
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Este ano, a ACAPO desafia, uma vez mais, as crianças até aos 12 anos a escreverem uma CARTA AO PAI NATAL EM BRAILLE, ou então um e-mail, contando como será o seu Natal. As cartas devem ser enviadas até ao dia 18 de dezembro.

Mais informações em:
http://www.acapo.pt/noticias/carta-ao-pai-natal-3
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica está em Teatro Nacional D. Maria II.
Teatro Nacional D. Maria II
No próximo dia 12 de dezembro (sábado) às 11h haverá teatro com áudiodescrição destinado aos mais novos no Teatro Nacional Dona Maria II - "Onde é a guerra?".
Será um excelente programa para fazer em família e uma oportunidade para levar as crianças ao teatro. O recurso de áudiodescrição destina-se a tornar a peça acessível para pessoas com deficiência visual.

Mais informações em:
https://www.tndm.pt/pt/calendario/onde-e-a-guerra-2020/
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
A nossa querida amiga Ana Caldeira aceitou apresentar o evento de celebração do nosso 2.º aniversário, em 2019. Este ano, como não pudemos estar juntos, deixou-nos uma breve mensagem de parabéns e os votos de um Feliz Natal. Deixamos a sua mensagem para assinalar o princípio deste mês de festejos natalícios e aproveitamos também para dar a conhecer o seu segundo álbum de canções originais. Temos o privilégio de ter junto de nós pessoas muito generosas e com um enorme talento. E a música tem desempenhado um papel fundamental no nosso caminho! 🍀
https://www.facebook.com/cherryofficialpage
Associação Bengala Mágica