O nosso facebook

Associação Bengala Mágica

Este Projeto surgiu da iniciativa de três mães de crianças cegas que procuraram juntas encontrar resposta para alguns dos seus anseios, relacionados com o facto de não existir, até à data, nenhuma organização/associação que visasse o apoio a pais e familiares de crianças e jovens com esta problemática. Numa primeira fase do projeto, estas três mães, começaram por dinamizar a página de facebook “Bengala Cor de Rosa” (https://www.facebook.com/bengalacorderosa/), a qual continuará a existir com a finalidade inicial, sendo uma página pessoal e não institucional. O objetivo destas três mães foi desde sempre constituir uma Associação Nacional de pais, familiares e amigos de criança, jovens e adultos cegos e com baixa visão. A pagina Bengala Cor de Rosa e algumas das iniciativas desenvolvidas no âmbito da mesma, permitiram chegar a outros pais e a pessoas que se interessam por esta causa e a apoiaram desde o início. A Associação Bengala Mágica foi formalmente constituída dia 20 de outubro de 2017 e desde então até ao presente já foram muitos os projetos e iniciativas que desenvolveu. Para que possamos continuar a crescer e a fazer ver para além do que é visível aos olhos, precisamos de todos! Juntem-se a nós através do site bengalamagica.pt
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
O Feiticieiro de OZ no Gelo- Sessão com audiodescrição- 21 de dezembro- MAR Shopping - Matosinhos

A AM Live, que integra o AM Experience Group e que é líder, a nível nacional, na produção de espetáculos musicais no gelo, regressa este ano com "O Feiticeiro de OZ no Gelo" com o Miguel Cristovinho e Rita Redshoes.

18h00 17h00 - receção do público e acompanhamento à pista de gelo para que possam sentir o cenário e terem noção do espaço.
17h20 - o elenco sobe à pista, já em figurino, para que o público passa sentir os figurinos e associar a voz do ator à sua personagem.
17h40 - abertura de portas a todo o público, encaminhamento das pessoas ao lugar, em 1ª plateia e atribuição dos dispositivos para a audiodescrição18h00 – início do espetáculo O bilhete tem o custo de 13 euros para pessoas com deficiência visual (crianças, jovens ou adultos). As pessoas com DV e os acompanhantes têm lugares reservados na 1ª plateia.

Os bilhetes podem ser adquiridos no interior do MAR Shopping Matosinhos ou através do contacto da Linha de Apoio AM Live através do telefone 707 919 280 (Deve fazer referência que é para a sessão com audiodescrição dando indicação de que vai necessitar deste recurso).

Aproveite esta oportunidade para se deixar contagiar pela magia do Natal.
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Hoje estivemos na Escola Básica de Mafra para falar sobre as particularidades da baixa visão de modo a apoiar a aprendizagem e inclusão de um aluno de 5.º ano.
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Comemora-se hoje o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Muitos são os eventos que estão a decorrer para assinalar este dia que, para mim, enquanto mãe de uma pessoa com deficiência e dirigente de uma Associação que representa outros pais e mães, gera um sentimento agridoce. Se por um lado vejo este dia como uma forma de afirmar a presença das pessoas com deficiência na sociedade por outro, vejo-o como um dia “solitário” entre os restantes 364 dias.
O dia 3 de dezembro foi proclamado Dia Internacional das pessoas com Deficiência através da Resolução 47/3, adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 18 de dezembro de 1992 com vista a promover os direitos e bem-estar das pessoas com deficiência, na sociedade e a sua participação nos vários domínios social, cultural, económico e político.
Contudo, questiono: Porque razão é ainda necessário relembrar que as pessoas com deficiência são PESSOAS? Não será essa condição bastante para terem todos os direitos e participarem de forma plena nos vários domínios da sociedade?
Estamos no ano 2022, no século XXI, num tempo em que corremos contra o tempo tais são as transformações a que tudo e todos estamos sujeitos e, ingenuamente, continuamos a ter o mundo das pessoas e o mundo das pessoas com deficiência… ingenuamente continuamos a acreditar que o segundo tipo de pessoas ainda se contenta com ações pensadas para num dia especial as tornar especiais quando, nos outros 364 dias permanecem invisíveis ou inaudíveis para a maior parte daqueles com quem partilham este planeta.
Que o dia 3 de dezembro seja o Dia de TODOS aqueles que se preocupam com todos os outros dias do ano de modo a torna-los dias de TODOS e para TODOS. A deficiência não caracteriza nenhuma pessoa. É uma condição que caracteriza a sociedade em que vivem todas as pessoas.

Um dia Feliz.

Dídia Lourenço
Presidente da Direção da Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Audiodescrição do espectáculo “Circo de Natal” - Coliseu do Porto

29 de Dezembro às 21h (Reconhecimento de palco às 20h)
30 de Dezembro às 18h30m (Reconhecimento de palco às 17h30m)

7 de Janeiro às 21h (Reconhecimento de palco às 20h)
8 de Janeiro às 14h (Reconhecimento de palco às 13h)

Reservas e informações: Bilheteira online: https://ticketline.sapo.pt/evento/circo-coliseu-porto-ageas-2022-68779 e Reservas e informações: circo@coliseu.pt ou 223394940 (segunda a sábado entre as 13h e as 20h30)

Mais informações:
“O Circo do Coliseu é para todos, a partir dos 0 (zero anos).

Sinopse: De 8 de dezembro a 8 de janeiro, o Circo de Natal do Coliseu Porto Ageas volta a reinventar-se com os melhores artistas e música tocada ao vivo, para mostrar, diante dos nossos olhos, o que as artes circenses têm de mais fantástico.
Ao nosso lado mais brincalhão junta-se a direção musical do compositor Ramón Galarza, a direção artística do clown Rui Paixão, a direção de ilusionismo do mágico Mário Daniel e um elenco de talentosos artistas circenses vindos de vários pontos do mundo.
Num cenário que faz lembrar um videojogo ou um deserto cyberpunk, e que podia ser a versão infantil de “Mad Max”, seguimos a história de uma companhia de circo em fuga da cidade, depois de vários espetáculos fracassados. Perdidos no meio do deserto, encontram um grupo de “azarentos” que ali vivem isolados, pois acreditam ser a única forma de fazer existir a sua arte e as suas crenças.
Estando a companhia sem destino e os “azarentos” curiosos, propõem-se celebrar em conjunto com música, dança, magia, fogo, malabarismo, clown, suspensão capilar, rolla bolla, pinos, diabolo, roda cyr e até uma roda da morte. Assim vai ser a Festa do Circo no Coliseu!
Pensado para todas as idades, o Circo de Natal 2022 fala, de uma forma divertida e descomprometida, sobre a procura de um lugar de pertença. Um lugar de liberdade onde, independentemente das diferenças, do que somos ou do que queremos ser, conquistamos uma voz e uma comunidade. É um hino à arte, à expressão artística livre e à cultura como um bem imprescindível para a construção desse lugar.
No final, será que a companhia decide ficar no deserto ou continua à procura do caminho para a cidade? Revelamos isto e muito mais de 8 de dezembro a 8 de janeiro, com sessões em diversos horários. Consulte as datas e horários em www.coliseu.pt e venha conhecer uma tradição ininterrupta desde 1941, e que se mostra cada vez mais renovada. “
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
3 dezembro- A nova cinderela no gelo com audiodescriçãocom Carolina Deslandes e IRMA- um espetáculo para toda a família!

Local: AM Arena- Alegro Alfragide Lisboa.
Programa

17h00 - receção do público e acompanhamento à pista de gelo para que possam sentir o cenário e terem noção do espaço.
17h20 - o elenco sobe à pista, já em figurino, para que o público possa conhecer os figurinos e associar a voz do ator à sua personagem.

17h40 - abertura de portas a todo o público, encaminhamento das pessoas ao lugar, em 1ª plateia e atribuição dos dispositivos para a audiodescrição

18h00 – início do espetáculo


Preço bilhete individual adulto/criança – 13,00€ na 1ª plateia (preço para criança, jovem ou adulto com Deficiência Visual).



Os bilhetes para pessoas com DV e acompanhantes podem ser adquirido das seguintes formas:

Nas bilheteiras do espetáculo no interior do Alegro Alfragide (desde 21 de Outubro), ou de contacto da Linha de Apoio AM Live através do telefone 707 919 280. (Deve referir que é para a sessão com audiodescrição identificando a pessoa com DV)

Não perca esta oportunidade de entrar numa aventura musical recheada de humor, energia, magia e força. Esta história levará cada um de nós a lutar por quem é e pelo que acredita. Todos serão postos à prova e ninguém ficará indiferente à força desta nova Cinderela: emancipada, empoderada e empolgante. Prontos para sonhar e acreditar que tudo é possível?"
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Hoje estivemos na nossa sede, em São Domingos de Benfica, à conversa com a Access Lab para formar e informar sobre o atendimento a pessoas com Deficiência Visual. Agradecemos à Madalena Ribeiro por ter aceite o convite para participar neste momento formativo.
Skip to content