O nosso facebook

Associação Bengala Mágica

Este Projeto surgiu da iniciativa de três mães de crianças cegas que procuraram juntas encontrar resposta para alguns dos seus anseios, relacionados com o facto de não existir, até à data, nenhuma organização/associação que visasse o apoio a pais e familiares de crianças e jovens com esta problemática. Numa primeira fase do projeto, estas três mães, começaram por dinamizar a página de facebook “Bengala Cor de Rosa” (https://www.facebook.com/bengalacorderosa/), a qual continuará a existir com a finalidade inicial, sendo uma página pessoal e não institucional. O objetivo destas três mães foi desde sempre constituir uma Associação Nacional de pais, familiares e amigos de criança, jovens e adultos cegos e com baixa visão. A pagina Bengala Cor de Rosa e algumas das iniciativas desenvolvidas no âmbito da mesma, permitiram chegar a outros pais e a pessoas que se interessam por esta causa e a apoiaram desde o início. A Associação Bengala Mágica foi formalmente constituída dia 20 de outubro de 2017 e desde então até ao presente já foram muitos os projetos e iniciativas que desenvolveu. Para que possamos continuar a crescer e a fazer ver para além do que é visível aos olhos, precisamos de todos! Juntem-se a nós através do site bengalamagica.pt
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica11 hours ago
Nuno Nunes dos Santos era a figura de referência em matéria de acessibilidades no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa. Equipamento cultural pioneiro na implementação de recursos de acessibilidade para públicos com necessidades específicas, o Teatro São Luiz tinha como rosto principal este homem de sorriso fácil, simpatia inata e delicadeza nos modos. Outros profissionais do meio artístico e cultural têm-no como referência. Será difícil pensar no recurso de áudiodescrição, e especialmente áudiodescrição de espetáculos de teatro e dança, sem pensar no Nuno. Todos os espectadores cegos e com baixa-visão que alguma vez tenham ido ao São Luiz assistir a um espetáculo com áudiodescrição ter-se-ão cruzado com ele. A Bengala Mágica manifesta publicamente o seu pesar pelo desaparecimento do homem e do profissional, recordando-o pela dedicação à causa das acessibilidades e pela sensibilidade e carisma dos seus gestos e palavras.
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica12 hours ago
Há uns dias fomos contactados pela escritora Lurdes Breda para nos informar que iria oferecer à associação o seu livro “Maria das Pernas compridas” nas versões tinta, braille e áudio. Mais uma história para enriquecer o nosso Centro de Recursos e colocar a circular por Portugal fora. Obrigada Lurdes Breda. Se todos fizermos um pouquinho conseguimos fazer muito. A existência de livros infantis em formatos acessíveis ainda é uma raridade mas, estamos a caminhar na direção de todos.
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica17 hours ago
Passatempo

Desenha o fato de treino que levará a seleção de Goalball para o Europeu, em Itália.

Envia um modelo de casaco de fato de treino original (frente e costas) até ao dia 25 de abril.

Os atletas e equipa técnica escolherão a versão vencedora. O autor receberá um fato de treino personalizado.

Os desenhos deverão ser enviados em formato digital para geral@anddvis.pt até ao dia 25 de abril, contendo uma nota explicativa do conceito do simbolismo dos elementos constantes no desenho.

Participa...

Juntos por Portugal!

#goalballportugal
#EuropeuItália24
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica3 days ago
Algumas imagens da formação de ontem no nosso Centro de Recursos em Pinhal Novo. Um dia de muitas partilhas onde se falou da impressão em braille através da utilização do Programa Braille Fácil.
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica5 days ago
Hoje estivemos no Clube House do Golf da Aroeira na formação para as equipas de serviço da estrutura Fernando Soares no âmbito da Convenção de Serviço 2024 Mc Donald´s.

Ana Rita Martins, membro da equipa do nosso Conselho Técnico Científico, partilhou algumas ideias e estratégias para que o atendimento, nos restaurantes Mc Donald`s, possa ser personalizado de acordo com as necessidades das pessoas com cegueira e baixa visão. Foram abordadas questões relacionadas com informações relativas à localização dos diferentes espaços no restaurante, abordagens a ter quando o cliente faz os pedidos, a organização do tabuleiro, o acompanhamento da pessoa com DV, entre outras.

No final, tivemos uma surpresa que muito nos alegrou:
O Mc Donald´s do Pinhal Novo atribuiu à Bengala Mágica um prémio monetário no valor de 200 euros no âmbito da iniciativa solidária "200 Mc Donald`s a marcar a diferença".

Agradecemos o convite e a gentiliza com que fomos tratados por todos.
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica1 week ago
Susana Matias voltou para nos contar uma história para ouvir e chorar por mais!
Associação Bengala Mágica
A estrela de Laura
Susana Matias está de volta e hoje vem contar a história: " A estrela de Laura" de Klaus Baumgart.
Skip to content