O nosso facebook

Associação Bengala Mágica

Este Projeto surgiu da iniciativa de três mães de crianças cegas que procuraram juntas encontrar resposta para alguns dos seus anseios, relacionados com o facto de não existir, até à data, nenhuma organização/associação que visasse o apoio a pais e familiares de crianças e jovens com esta problemática. Numa primeira fase do projeto, estas três mães, começaram por dinamizar a página de facebook “Bengala Cor de Rosa” (https://www.facebook.com/bengalacorderosa/), a qual continuará a existir com a finalidade inicial, sendo uma página pessoal e não institucional. O objetivo destas três mães foi desde sempre constituir uma Associação Nacional de pais, familiares e amigos de criança, jovens e adultos cegos e com baixa visão. A pagina Bengala Cor de Rosa e algumas das iniciativas desenvolvidas no âmbito da mesma, permitiram chegar a outros pais e a pessoas que se interessam por esta causa e a apoiaram desde o início. A Associação Bengala Mágica foi formalmente constituída dia 20 de outubro de 2017 e será apresentada oficialmente num evento para o efeito muito em breve. Atá lá os sócios fundadores estarão a trabalhar para consolidar este projeto.
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Ontem realizou-se a 1.ª sessão do webinar/Ação de Curta Duração "Tecnologias Acessíveis para a Deficiência Visual - soluções móveis", dinamizado pelo professor José Fernando Rodrigues, em parceria com a Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial. Foi mais um momento formativo e de partilha muito enriquecedor para todos, o que nos enche de alegria e nos faz acreditar que estamos no caminho certo.
Agradecemos ao professor José Fernando pela sua disponibilidade e pela partilha dos seus conhecimentos e experiência pessoal, à Pró-Inclusão pelo apoio na organização e a todos os participantes, que mais uma vez se juntam a nós no seu interesse por estas temáticas e por esta causa.
No dia 6 de março terá lugar a 2.ª sessão deste webinar/ACD, onde poderemos experimentar algumas das aplicações móveis que nos foram dadas a conhecer. Aguardamos com entusiasmo!
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
A Acesso Cultura vai dinamizar, no próximo dia 23 fevereiro, um debate on-line sobre o conceito de Especial.  será certamente um momento de reflexão e partilha sobre as questões da inclusão no espaço cultural. 
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Dando continuidade às atividades formativas dinamizadas pela Bengala Mágica, vamos recomeçar os webinares temáticos sobre questões relacionadas com a deficiência visual.

O próximo webinar terá como tema Tecnologias acessíveis para a deficiência visual - aplicações móveis, e será dinamizado pelo professor José Fernando Rodrigues, docente de educação especial no domínio da visão.

Objetivos:

Explicitar conceitos relacionados com as tecnologias acessíveis;
Assinalar a importância e necessidade do uso de tecnologias por parte de pessoas com incapacidades visuais.
Destacar o papel, a utilidade e a modernidade/atualidade da utilização de aplicações acessíveis - para dispositivos móveis - "desenhadas" para utilizadores com incapacidades visuais.

Este webinar será acreditado como Ação de Curta Duração (ACD) para professores e, por isso, terá uma duração de 3 horas, divididas em duas sessões: no dia 20 de fevereiro e no dia 6 de março (1:30 em cada dia). Ambas as sessões se realizarão entre as 10:30 e as 12:00.

Este webinar será gratuito para associados da Bengala Mágica e da Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial. Para não associados, terá um custo de 20€. Este valor deve ser pago através de transferência bancária para a conta cujo IBAN é – PT50 0036 0009 99100076513 51. A inscrição será validada após o envio do comprovativo de transferência para o e-mail associacao.bengalamagica@gmail.com.

Se não for docente, pode solicitar um certificado de participação.

Preencha a Ficha de Inscrição até às 17:00 do dia 19 de fevereiro.
Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfTbRvg_F-5LetsUBUIYpQtbl2hCAhHxWPRc1OX6u4wHy3xhQ/viewform?gxids=7628

A confirmação de inscrição e credenciais de acesso serão enviadas por e-mail no dia 19 de fevereiro a partir das 18:00.

Contamos com a vossa participação em mais um momento de partilha e aprendizagem!
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Atelier de Partilha de materiais e Atividades para a DV

No passado sábado, dia 30 de janeiro, realizámos o 1º Atelier de partilha de materiais e atividades para a Deficiência Visual que contou com a dinamização das professoras Gorete Barros e Diana Carreira. A sessão foi realizada através da plataforma Zoom contando com 100 participantes. As docentes dinamizadoras partilharam materiais que adaptaram ou construíram e ainda alguns recursos já existentes no mercado que podem ser utilizados com crianças e jovens com DV. Além de ter sido um excelente momento formativo, foi um momento de partilha (tal como o preconizámos) de grande riqueza pedagógica onde ficou claro que, face aos limitados recursos existentes no mercado, são as famílias e os profissionais que trabalham com crianças com DV quem pode fazer alguma diferença na oferta lúdico-pedagógica que é disponibilizada a estas crianças. Sem a criatividade, dedicação, imaginação e tempo dedicado à produção de recursos acessíveis tão apelativos, para todas as crianças, jamais seria possível proporcionar às mesmas experiências de aprendizagem ou mesmo de lazer, equivalentes àquelas que são vivenciadas por criança normo-visuais e que, pela nossa experiência, podemos confirmar que fazem toda a diferença.
Agradecemos às dinamizadoras desta sessão, todo o empenho e profissionalismo que dedicaram a este momento e que dedicam, diariamente, às crianças com quem trabalham.

Estamos já a organizar os próximos Atelieres pelo que apelamos aos profissionais e/ou familiares que considerem que têm algum material/recurso para partilhar no âmbito destes Ateliers que nos façam chegar essa vontade através do nosso e-mail: associação.bengalamagica@gmail.com
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
"Atelier de partilha de materiais e atividades para a deficiência visual" - 30 de janeiro de 2021 - 15:00-16:15

Vamos dar início ao "Atelier de partilha de materiais e atividades para a deficiência visual", através da plataforma zoom.

Esta iniciativa surgiu na sequência das necessidades manifestadas por pais e profissionais que trabalham com crianças e jovens com deficiência visual, nomeadamente no que diz respeito à dificuldade de pensar atividades e construir/adaptar materiais adequados às suas especificidades.

Estas sessões destinam-se sobretudo a pais/familiares e a educadores/professores/técnicos, e visa a partilha rotativa de sugestões que considerem relevantes dar a conhecer a colegas ou a famílias de crianças e jovens cegos ou com baixa-visão.

A primeira sessão realiza-se no próximo dia 30 de janeiro, entre as 15:00 e as 16:15 através da plataforma zoom. Para esta primeira sessão convidámos duas docentes de educação especial - domínio da visão. As próximas sessões serão planificadas de acordo com as disponibilidades manifestadas pelos participantes para partilharem as suas atividades/estratégias/materiais.

Inscrições até 29 de janeiro de 2021 às 17:00 através do link:

https://forms.gle/9WbnH772hSNp9Qmp8

(A confirmação de inscrição e credenciais de acesso serão enviadas por e-mail no dia 29 de janeiro a partir das 18:00)
Associação Bengala Mágica