O nosso facebook

Associação Bengala Mágica

Este Projeto surgiu da iniciativa de três mães de crianças cegas que procuraram juntas encontrar resposta para alguns dos seus anseios, relacionados com o facto de não existir, até à data, nenhuma organização/associação que visasse o apoio a pais e familiares de crianças e jovens com esta problemática. Numa primeira fase do projeto, estas três mães, começaram por dinamizar a página de facebook “Bengala Cor de Rosa” (https://www.facebook.com/bengalacorderosa/), a qual continuará a existir com a finalidade inicial, sendo uma página pessoal e não institucional. O objetivo destas três mães foi desde sempre constituir uma Associação Nacional de pais, familiares e amigos de criança, jovens e adultos cegos e com baixa visão. A pagina Bengala Cor de Rosa e algumas das iniciativas desenvolvidas no âmbito da mesma, permitiram chegar a outros pais e a pessoas que se interessam por esta causa e a apoiaram desde o início. A Associação Bengala Mágica foi formalmente constituída dia 20 de outubro de 2017 e desde então até ao presente já foram muitos os projetos e iniciativas que desenvolveu. Para que possamos continuar a crescer e a fazer ver para além do que é visível aos olhos, precisamos de todos! Juntem-se a nós através do site bengalamagica.pt
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
15 de outubro- Dia Internacional da Bengala Branca

Celebra-se hoje, dia 15 de outubro, o Dia Internacional da Bengala Branca, instituído pela Federação Internacional de Cegos em 1970.

A bengala branca é o símbolo da independência das pessoas com deficiência visual. É sinónimo de segurança e de autonomia; permite a deteção de obstáculos e dá aos outros a indicação de que o seu utilizador tem falta de visão.

A Associação Bengala Mágica - cujo nome é inspirado na importância deste símbolo - defende que é fundamental o incentivo e treino do uso da bengala desde a infância, para que as crianças com cegueira ou baixa visão severa se tornem adultos autónomos

FELIZ DIA DA BENGALA BRANCA «MÁGICA»!

Descrição de imagens: Foto 1: menina de 8 anos a usar a sua bengala num espaço fechado. Por trás estão várias mesas redondas com cadeiras.
Foto 2: menina de 4 anos com a sua bengala na mão direita e a mão esquerda apoiada no muro de pedra de uma fonte/ lago num local exterior.
Foto 3: menino de 6 anos a andar num passeio junto a um gradeamento, na mão direita segura a sua bengala.
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Hoje foi dia de Eleições para os órgãos sociais da Bengala Mágica!
Aqui está a nossa última votante do dia , Irina Francisco, membro a Direção eleita. Os outros elementos desta equipa são Dídia Lourenço, Rita Santos, Bianca Oliveira e Luís Ferreira.
A tomada de posse da nova equipa será dia 20 de outubro!
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Grupos de Pais de Ajuda Mútua

Divulgamos a iniciativa "Grupos de pais de Ajuda Mútua" que são dinamizados pela nossa Associação mensalmente (1 vez por mês), normalmente ao sábado à tarde. O próximo encontro será realizado no próximo sábado das 17:00 às 18:30 através da plataforma Zoom.

A participação nos grupos é restrita a pais, ou seus substitutos, de crianças e jovens com cegueira ou baixa visão. A moderação está a cargo dos psicólogos membros do CTC da Bengala Mágica.

Quem já participa habitualmente nestes grupos não necessita efetuar a sua inscrição. Contudo, caso não participe habitualmente ou nunca tenha participado, agradecemos que efetue a sua inscrição caso queira aceder ao próximo grupo.

Inscrição:
https://forms.gle/uExqoNHhkrcgNfYt5

Se é pai ou mãe de uma criança ou jovem com deficiência visual, junte-se a este grupo e venha ajudar e ser ajudado.

Se não está nestas condições, ajude-nos a divulgar esta iniciativa e a chegar a outros pais.

Acreditamos que é na partilha de experiências, saberes, dúvidas e preocupações que nascem as melhores respostas e se encontram as melhores soluções.
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Se tens entre 9 e 16 anos e gostas de representar não percas esta oportunidade!
O convite é para participares numa curta metragem chamada Sonido. No filme, a personagem principal (ainda por definir se é rapaz ou rapariga), é um(a) pré-adolescente cego ou com baixa visão que entra num sonho, enquanto está no carro com o pai.

O elenco do filme é maioritariamente constituído por pré- adolescentes.

Está previsto que o filme terá um período de filmagem de cerca de 1 semana (6 dias), mas haverá a necessidade de se efetuarem testes de casting (para perceber se o/a jovem é o adequado para o papel), bem como um tempo de ensaios, antes da filmagem.

Qualquer uma destas datas será falada e combinada com os pais/tutores, para que estejam todos de acordo cultura, bem como

Para mais informações contactar Henrique Fialho- telemóvel (910 266 481).henrique.fialho@osomeafuria.com
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
No próximo sábado, 9 de outubro, às 21horas, no auditório Municipal de Pinhal Novo, o nosso querido amigo Ruben Portinha apresenta o seu mais recente trabalho " Tinha de Arriscar".

Reserve já o seu Bilhete através do número 933349640 e venha disfrutar de uma noite fantástica!

Um concerto com o apoio da Associação Bengala Mágica!
Associação Bengala Mágica
Skip to content