O nosso facebook

Associação Bengala Mágica

Este Projeto surgiu da iniciativa de três mães de crianças cegas que procuraram juntas encontrar resposta para alguns dos seus anseios, relacionados com o facto de não existir, até à data, nenhuma organização/associação que visasse o apoio a pais e familiares de crianças e jovens com esta problemática. Numa primeira fase do projeto, estas três mães, começaram por dinamizar a página de facebook “Bengala Cor de Rosa” (https://www.facebook.com/bengalacorderosa/), a qual continuará a existir com a finalidade inicial, sendo uma página pessoal e não institucional. O objetivo destas três mães foi desde sempre constituir uma Associação Nacional de pais, familiares e amigos de criança, jovens e adultos cegos e com baixa visão. A pagina Bengala Cor de Rosa e algumas das iniciativas desenvolvidas no âmbito da mesma, permitiram chegar a outros pais e a pessoas que se interessam por esta causa e a apoiaram desde o início. A Associação Bengala Mágica foi formalmente constituída dia 20 de outubro de 2017 e desde então até ao presente já foram muitos os projetos e iniciativas que desenvolveu. Para que possamos continuar a crescer e a fazer ver para além do que é visível aos olhos, precisamos de todos! Juntem-se a nós através do site bengalamagica.pt
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica22 hours ago
Se ainda não visitou o LU.CA - Teatro Luís de Camões aqui estão muito boas razões para o fazer.

Que outros possam seguir este exemplo...

TEATRO PARA TODOS!
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica2 days ago
Teatro Musical Sensorial

À Descoberta de Portugal

16 de março- das 11h às 12h
Aldeia Comunitária Monte Francisquinho-Pinhal Novo
Destinatários: Crianças até aos 9 anos e famílias (até 2 acompanhantes por criança)
Organização: Associação Bengala Mágica
Dinamização: Cláudia Lourenço- Ecos- Sons de Sentir

Inscrições a decorrer:
https://forms.gle/u1GNUpqp4P1soX3P8
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica3 days ago
Mais uma História no nosso canal! Vamos ouvir?
Associação Bengala Mágica
Pipas de massa - Madona
Maria Saraiva de Menezes lê a história "pipas de Massa" escrita por Madonna. Sim, Madonna, além de cantar também escreve histórias. Vamos ouvir?
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica3 days ago
DEBATE (Culturgest, Sala 1)

28 de Fevereiro, 18H00 (duração 2h)

Entrada gratuita (sujeito à lotação da sala)

Inclusão nas salas de cinema: onde reside a responsabilidade?

Convidados: Inês Gonçalves (Atriz), Sebastião Antunes (Músico), Ana Ribeiro (Arte Educadora), Pedro Borges (Midas Filmes), Rita Rio de Sousa (Castello Lopes Cinemas), Leonor Silveira (Instituto do Cinema e do Audiovisual)

Moderadora: Joana Reais (Cantora)

Para muitas pessoas, a decisão de ir ao cinema é simples. Essencialmente, é preciso escolher o dia e a hora. Será o mesmo para uma pessoa com deficiência visual ou S/surda? Poderá ver qualquer filme? Em qualquer cinema?



Conscientes de que a muitas pessoas em Portugal, desde pequenas, não é permitido desenvolverem o gosto ou o hábito de ir ao cinema, propomos reflectir sobre a(s) responsabilidade(s) por esta continuada exclusão e discriminação. Juntamos espectadores (ou eventuais espectadores...), distribuidoras e exibidoras para discutirmos as razões das barreiras e formas de as ultrapassar.



Co-Organização: Acesso Cultura
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica1 week ago
Vamos lá?!
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica1 week ago
Várias iniciativas culturais em Lisboa com recursos de acessibilidade para pessoas cegas e com baixa visão 🍀
Skip to content