O nosso facebook

Associação Bengala Mágica

Este Projeto surgiu da iniciativa de três mães de crianças cegas que procuraram juntas encontrar resposta para alguns dos seus anseios, relacionados com o facto de não existir, até à data, nenhuma organização/associação que visasse o apoio a pais e familiares de crianças e jovens com esta problemática. Numa primeira fase do projeto, estas três mães, começaram por dinamizar a página de facebook “Bengala Cor de Rosa” (https://www.facebook.com/bengalacorderosa/), a qual continuará a existir com a finalidade inicial, sendo uma página pessoal e não institucional. O objetivo destas três mães foi desde sempre constituir uma Associação Nacional de pais, familiares e amigos de criança, jovens e adultos cegos e com baixa visão. A pagina Bengala Cor de Rosa e algumas das iniciativas desenvolvidas no âmbito da mesma, permitiram chegar a outros pais e a pessoas que se interessam por esta causa e a apoiaram desde o início. A Associação Bengala Mágica foi formalmente constituída dia 20 de outubro de 2017 e será apresentada oficialmente num evento para o efeito muito em breve. Atá lá os sócios fundadores estarão a trabalhar para consolidar este projeto.
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Aqui fica mais uma sugestão para aprender brincando.
Associação Bengala Mágica
atividade matemática
Este é um vídeo com uma proposta de atividade de Matemática para crianças que estão a aprender os números em braille. É uma atividade proposta pela docente I...
youtube.com
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Todas as crianças precisam de brincar 💖🌺
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Onde é a minha casa?

Neste vídeo apresentamos uma atividade de pré braille, cujo objetivo é familiarizar a criança com a célula braille de uma forma lúdica e divertida. É uma atividade proposta pela docente Isabel Anacleto, membro do Conselho Técnico Científico da Associação Bengala Mágica.
Associação Bengala Mágica
onde é a minha casa
Neste vídeo apresentamos uma atividade de pré braille, cujo objetivo é familiarizar a criança com a célula braille de uma forma lúdica e divertida. É uma ati...
youtube.com
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Colocação e movimento das mãos para a leitura braille

A leitura em braille é um processo tátil muito exigente. Requer, em simultâneo, uma elevada coordenação motora e discriminação tátil, sendo por isso necessário praticar, de uma forma correta e sistemática, logo desde a infância com atividades de pré braille.

Deixamos aqui uma proposta da Docente Isabel Anacleto, membro do Concelho Técnico Científico da Associação Bengala Mágica.
Associação Bengala Mágica
Leitura braille
Neste vídeo explicamos a colocação e movimento das mãos para a leitura braille. A leitura em braille é um processo tátil muito exigente. Requer, em simultâne...
youtube.com
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Sessão de música para crianças e papás - A quinta da bicharada chanfrada

Vamos realizar, no dia 16 de maio (das 11:00 às 11:45), uma sessão de música para crianças e papás através da utilização da plataforma ZOOM.

A sessão será dinamizada pelo professor João Reigado e destina-se a crianças até aos 8 anos, acompanhadas por um dos pais ou outro adulto de referência.

A sessão " A Quinta da bicharada chanfrada" desenvolve-se em torno da interacção entre a criança e o adulto, num ambiente dinâmico, que pretende estabelecer trocas comunicativas entre pais e filhos, à descoberta da sua musicalidade. Baseiam-se num conjunto de actividades cujos ingredientes principais são as canções (com e sem palavras) os cantos rítmicos, o movimento, a audição activa e o silêncio e cujos elementos dinâmicos são a voz, o corpo, o espaço e o tempo.

Esta iniciativa é gratuita para associados da Bengala Mágica com quotas em dia e tem o valor de 5 € para não associados (relembramos que a quota da Associação é anual, tem o valor de 20 euros e abrange todos os elementos do mesmo agregado familiar).

Após a inscrição receberá um mail com as credenciais para acesso à sessão.

A sessão será limitada à participação de 12 crianças.

Faça aqui a inscrição da sua criança:

https://forms.gle/StPdbt1cdykbPLiE7

(uma inscrição por criança)
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Partilhamos o 1º vídeo que publicámos no nosso canal de youtube.
Pretendemos usar esta ferramenta para partilhar várias iniciativas da Bengala Mágica, desde atividades pedagógicas, como é o caso da atividade proposta neste vídeo, a atividades formativas ou de cariz mais lúdico.
Este é um vídeo com uma proposta de atividade de Pré-Braille. É uma atividade proposta pela docente Isabel Anacleto, membro do Conselho Técnico Científico da Associação Bengala Mágica. Vejam, apliquem com as vossas crianças e deixem as vossas opiniões/sugestões.
Subscrevam o nosso canal e fiquem mais próximos de nós.
Associação Bengala Mágica
Atividade de pré-braille 1 - O Bairro
Este é um vídeo com uma proposta de atividade de Pré-Braille. É uma atividade proposta pela docente Isabel Anacleto, membro do Conselho Técnico Científico da...
youtube.com