O nosso facebook

Associação Bengala Mágica

Este Projeto surgiu da iniciativa de três mães de crianças cegas que procuraram juntas encontrar resposta para alguns dos seus anseios, relacionados com o facto de não existir, até à data, nenhuma organização/associação que visasse o apoio a pais e familiares de crianças e jovens com esta problemática. Numa primeira fase do projeto, estas três mães, começaram por dinamizar a página de facebook “Bengala Cor de Rosa” (https://www.facebook.com/bengalacorderosa/), a qual continuará a existir com a finalidade inicial, sendo uma página pessoal e não institucional. O objetivo destas três mães foi desde sempre constituir uma Associação Nacional de pais, familiares e amigos de criança, jovens e adultos cegos e com baixa visão. A pagina Bengala Cor de Rosa e algumas das iniciativas desenvolvidas no âmbito da mesma, permitiram chegar a outros pais e a pessoas que se interessam por esta causa e a apoiaram desde o início. A Associação Bengala Mágica foi formalmente constituída dia 20 de outubro de 2017 e será apresentada oficialmente num evento para o efeito muito em breve. Atá lá os sócios fundadores estarão a trabalhar para consolidar este projeto.
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Seminário TIA- 20 fev. 2020

A DGE vai promover o Seminário Tecnologias para a Inclusão e Acessibilidade , no dia 20 de fevereiro de 2020, no auditório da Escola Secundária Vergílio Ferreira, em Lisboa.

O Seminário tem como objetivo divulgar a atividade da rede de Centros de Recursos TIC (CRTIC), rede prescritora de produtos de apoio do Ministério da Educação, bem como outras iniciativas de parceiros com projetos no âmbito da acessibilidade e inclusão.

O Seminário dirige-se a Diretores de Agrupamentos de Escolas e professores das Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação inclusiva, bem como a professores de Educação Especial e da área das TIC/Informática.

Em paralelo, decorrerá uma Mostra de produtos de apoio e posters produzidos pelos CRTIC.

As inscrições encontram-se abertas até dia 14 de fevereiro,através de formulário:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeot9fnqnOY_t9Vz5f6gEbpGfghFDzaUK-eCCWw5Eg6G8B-Ag/viewform

As inscrições serão aceites por ordem de registo até ao limite da capacidade do auditório.

Programa e mais informações em: https://www.dge.mec.pt/noticias/educacao-inclusiva/seminario-tecnologias-para-inclusao-e-acessibilidade
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Ontem participávamos na Gala ECOS, que decorreu no Cine-teatro São João em Palmela, onde tivemos o privilégio de assistir a muitos momentos mágicos preparados pela querida professora Cláudia Lourenço, responsável Espaço Ecos: sons de sentir e parceira da Bengala Mágica. Agradecemos a oportunidade que nos deu para apresentar a Associação e o trabalho desenvolvido, na voz da vice-presidente da Direção: Dídia Lourenço e ainda pela surpresa que preparou, entregando a cada um dos presentes na Gala, uma fita amarela, que pediu que colocassem no pulso para se juntarem ao movimento #vamospintarportugaldeamarelo (movimento da Bengala Mágica). A Cláudia tem colaborado com a Bengala Mágica em todas as iniciativas para as quais tem sido desafiada sempre com a dedicação de alguém que põe amor em tudo o que faz. Agradecemos todos os ECOS que nos tem dado.
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Hoje estivemos presentes no Seminário " A Didática do Braille" organizado pelo Núcleo para o Braille e meios complementares de leitura do Instituto Nacional de Reabilitação. Foi mais um momento de partilha e reflexão sobre a importância do ensino consciente e sério do Braille. O Braille está vivo e assim deve permanecer pois é a única forma de alfebatizar uma criança cega. E como é maravilhoso vê-los acariciar os 6 pontinhos que fazem nascer todo um mundo na ponta dos dedos.

As fotos que aqui apresentamos mostram alguns dos painéis que decorreram durante o seminário assim como o momento das conclusões do mesmo, apresentado pela Dra. Irina Francisco e o momento do encerramento protagonizado pelos secretários de estado Dra Ana Sofia Antunes e Doutor João Costa.
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica partilhou uma ligação.
Surprising facts about the raised-dot reading system, including an asteroid named Braille and why there’s braille on drive-through ATMs.
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Inscrição e Programa para o seminário " A didática do Braille" - 8 janeiro de 2020
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Que a magia do Natal preencha os vossos corações. Feliz Natal

No vídeo a nossa querida Eva Batista, de 7 anos, cega congénita, toca com a sua professora de piano Teresa Raminhos "Noite Feliz" a 4 mãos.
Associação Bengala Mágica