O nosso facebook

Associação Bengala Mágica

Este Projeto surgiu da iniciativa de três mães de crianças cegas que procuraram juntas encontrar resposta para alguns dos seus anseios, relacionados com o facto de não existir, até à data, nenhuma organização/associação que visasse o apoio a pais e familiares de crianças e jovens com esta problemática. Numa primeira fase do projeto, estas três mães, começaram por dinamizar a página de facebook “Bengala Cor de Rosa” (https://www.facebook.com/bengalacorderosa/), a qual continuará a existir com a finalidade inicial, sendo uma página pessoal e não institucional. O objetivo destas três mães foi desde sempre constituir uma Associação Nacional de pais, familiares e amigos de criança, jovens e adultos cegos e com baixa visão. A pagina Bengala Cor de Rosa e algumas das iniciativas desenvolvidas no âmbito da mesma, permitiram chegar a outros pais e a pessoas que se interessam por esta causa e a apoiaram desde o início. A Associação Bengala Mágica foi formalmente constituída dia 20 de outubro de 2017 e desde então até ao presente já foram muitos os projetos e iniciativas que desenvolveu. Para que possamos continuar a crescer e a fazer ver para além do que é visível aos olhos, precisamos de todos! Juntem-se a nós através do site bengalamagica.pt
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica2 days ago
“Leitura e escrita Braille e produção e materiais inclusivos” foi a última ação de formação, desenvolvida este ano letivo, promovida pela Associação Bengala Mágica em parceria com o INR e o Centro de Formação da Pró-Inclusão. Neste curso, de 15 horas, os formandos puderam desenvolver e aprofundar os seus conhecimentos na leitura e escrita em Braille e ainda construir ou adaptar recursos pedagógicos de forma a torná-los acessíveis a crianças com deficiência visual.

Agradecemos à formadora, Dra Patrícia Santos, pelo dinamismo com que desenvolveu esta ação bem como ao fantástico grupo de participantes, pela motivação e criativa, tão presentes nestes dois dias de formação.

Agradecemos à Direção-Geral da Educação pelo empréstimo das máquinas perkins.

Descrição geral das fotos: imagens de vários momentos da formação onde se pode ver a sala onde decorreu a ação com as mesas dispostas em U e os formandos sentados à volta das mesas várias dinâmicas de escrita nas máquinas Braille ou na adaptação de materiais com Braille ( livros, jogos, calendários, brinquedos…)
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica6 days ago
Prestes a começar!
10:30
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica6 days ago
Estivemos a participar no 8.º Congresso Internacional da Pin Andee -Pro Inclusão- que decorreu nos dias 18, 19 e 20 de julho na Escola Superior de Educação de Lisboa - ESELx com o tema : 50 anos após abril
Diversidade, Liberdade, Inclusão

Entre conferências, mesas redondas, conversas com os mestres, grupos focais, partilha de trabalhos nas comunicações orais, conversas e reflexões de “bastidores” … renovou-se a vontade de continuar a tirar as pedras desta estrada sem margens que se chama Estrada da Inclusão para que TODOS, seja lá em que circunstâncias forem, a possam percorrer. Uma estrada que se vai alongando e alargando à medida que mais pessoas se forem juntando para fazer esta caminhada.

Uma caminhada onde a meta não é chegar a algum lugar, mas apenas avançar para lugares melhores.

Uma caminhada onde cada metro que se alcança é uma vitória; cada mão que se segura é uma conquista; cada etapa que se ultrapassa é uma alavanca para a etapa seguinte; e cada vida que se salva é um motivo para não desistir.

Parabéns Pro-Inclusão por todas as pedras tiradas do caminho. Obrigada por todas as conquistas de abril.

Um abraço de admiração e reconhecimento pela persistência e determinação aos fundadores da Pró- Inclusão e aos que comandaram e ainda comandam esta inspiradora tripulação: David Rodrigues e a sua corajosa sucessora Margarida Loureiro.

Dídia Lourenço (Presidente da Associação Bengala Mágica)
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica2 weeks ago
A “Quinta da Bicharada” de João Pedro Reigado foi ao Monte Francisquinho.
Obrigada crianças e famílias por se juntarem a esta manhã de música e alegria.
Obrigada João Pedro Reigado.

Fotos de Olhar Autista Fotografia by Rui Assunção. Obrigada Rui.
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica2 weeks ago
14 de julho de 2024- Manhã de música para crianças e famílias na Associação Bengala Mágica. Sessão dinamizada por João Reigado.
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica2 weeks ago
II Encontro de Escolas do Concelho de Palmela

Ontem estivemos a participar no II Encontro de Escolas do Concelho de Palmela organizado pelo Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos com o apoio da Associação Bengala Mágica.

Este encontro, que contou ainda com a parceria da Edugep e do Centro de Formação Ordem de Santiago foi uma oportunidade para o pessoal docente do concelho de Palmela, e arredores, poder refletir sobre temáticas que fazem parte do dia a dia das escolas e encontrarem, na comunidade, respostas que possam apoiar a inclusão de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

Do encontro, que contou com a participação da Secretaria de Estado da Inclusão e Ação Social, na sessão de abertura, além do Presidente da CMP e da Diretora do AEJMS, ficou a mensagem que a Escola é um lugar para todos onde a diversidade é uma riqueza e não um obstáculo.

Embora as condições de partida dos alunos não sejam as mesmas, situação que não depende da vontade de cada um, cabe à escola e aos professores, dar a cada aluno o suporte necessário para que possam desenvolver as suas aprendizagens em igualdade de circunstâncias. Esta ideia foi partilhada nas conferências dos três oradores convidados, David Rodrigues, João Paulo Mineiro e Luzia Lima-Rodrigues.

Os painéis temáticos que deram voz aos alunos, às Associações do concelho e ao Cento de Formação evidenciaram a necessidade de um trabalho em rede, onde todos (alunos, famílias, professores, estruturas da comunidade) devem ter um papel ativo na construção da Escola Inclusiva.

A colaboração entre professores numa lógica de apoio mútuo e confiança foi defendida pelo Centro de Formação Ordem de Santiago que acredita que a formação em contexto e entre pares pode contribuir para que os professores se sintam mais apoiados neste caminho de respeito pela individualidade de cada um.

A Associação Bengala Mágica agradece pela oportunidade de participação e felicita o grupo de Educação Especial do AEJMS por impulsionar estes momentos de formação para todos e com todos.
Scroll to Top
Skip to content