O nosso facebook

Associação Bengala Mágica

Este Projeto surgiu da iniciativa de três mães de crianças cegas que procuraram juntas encontrar resposta para alguns dos seus anseios, relacionados com o facto de não existir, até à data, nenhuma organização/associação que visasse o apoio a pais e familiares de crianças e jovens com esta problemática. Numa primeira fase do projeto, estas três mães, começaram por dinamizar a página de facebook “Bengala Cor de Rosa” (https://www.facebook.com/bengalacorderosa/), a qual continuará a existir com a finalidade inicial, sendo uma página pessoal e não institucional. O objetivo destas três mães foi desde sempre constituir uma Associação Nacional de pais, familiares e amigos de criança, jovens e adultos cegos e com baixa visão. A pagina Bengala Cor de Rosa e algumas das iniciativas desenvolvidas no âmbito da mesma, permitiram chegar a outros pais e a pessoas que se interessam por esta causa e a apoiaram desde o início. A Associação Bengala Mágica foi formalmente constituída dia 20 de outubro de 2017 e será apresentada oficialmente num evento para o efeito muito em breve. Atá lá os sócios fundadores estarão a trabalhar para consolidar este projeto.
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
GRUPO DE AJUDA MÚTUA

Relembramos que a Associação está a promover o "Grupo de Pais de ajuda mútua"- onde se pretende juntar pais e/ou familiares significativos de crianças, jovens e adultos cegos ou com baixa visão, com o intuito de podermos partilhar as nossas experiências, dificuldades, anseios e ainda refletir juntos sobre questões que dizem respeito aos nossos filhos.

A próxima sessão vai realizar-se no sábado, 4 de julho, das 17h às 18h30 através da plataforma Zoom.
Quem quiser juntar-se a este grupo basta enviar uma mensagem ou mail para associacao.bengalamagica@gmail.com e assim receberá o link da reunião.

O grupo será moderado pelos psicólogos do Conselho Técnico Científico da Bengala Mágica (Dr. João Pedro Fonseca/ Dra. Isabel Lopes e Dra. Ana Rita Martins).
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Filarmónica Enarmonia

Apesar de todas as adversidades trazidas pelos tempos que estamos a viver, graças à persistência de professores e alunos foi possível continuar a desenvolver as aulas de música no âmbito do nosso Projeto Filarmónica Enarmonia, ainda que à distância. A vida obriga-nos tantas vezes a redefinir os caminhos para que possamos continuar a caminhar. Mas o importante é caminhar.

No sábado, dia 27, juntámo-nos para celebrar todas as vitórias alcançadas e projetar o futuro, incerto é verdade, mas com a certeza que ninguém vais desistir.

A Direção da Bengala Mágica agradece o empenho de todos (professores, alunos, pais, familiares e outros acompanhantes e membros da equipa social).
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
A história "Joaninha" foi escrita pela educadora Ana Cristina Agostinho e cedida à Associação Bengala Mágica para dar início ao projeto "Ler para ser" que contou com a colaboração dos alunos do curso de Arte e Design da ESE de Coimbra no ano letivo 2018/2019. Este projeto permitiu a construção de 12 livros com textos originais, a tinta e em braille e ilustrações hápticas acessíveis a crianças cegas.
Neste vídeo podemos ouvir a história pela voz de Dídia Lourenço, vice- presidente da Associação Bengala Mágica e ouvir a canção, da autoria do Professor João Reigado, que integrará o livro. Esperamos que gostem e que nos façam chegar os vossos vídeos, cantarolando...
Associação Bengala Mágica
joaninha2
A história "Joaninha" foi escrita pela educadora Ana Cristina Agostinho e cedida à Associação Bengala Mágica para dar início ao projeto "Ler para ser" que co...
youtube.com
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Aqui fica mais uma sugestão para aprender brincando.
Associação Bengala Mágica
atividade matemática
Este é um vídeo com uma proposta de atividade de Matemática para crianças que estão a aprender os números em braille. É uma atividade proposta pela docente I...
youtube.com
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Todas as crianças precisam de brincar 💖🌺
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica
Onde é a minha casa?

Neste vídeo apresentamos uma atividade de pré braille, cujo objetivo é familiarizar a criança com a célula braille de uma forma lúdica e divertida. É uma atividade proposta pela docente Isabel Anacleto, membro do Conselho Técnico Científico da Associação Bengala Mágica.
Associação Bengala Mágica
onde é a minha casa
Neste vídeo apresentamos uma atividade de pré braille, cujo objetivo é familiarizar a criança com a célula braille de uma forma lúdica e divertida. É uma ati...
youtube.com