O nosso facebook

Associação Bengala Mágica

Este Projeto surgiu da iniciativa de três mães de crianças cegas que procuraram juntas encontrar resposta para alguns dos seus anseios, relacionados com o facto de não existir, até à data, nenhuma organização/associação que visasse o apoio a pais e familiares de crianças e jovens com esta problemática. Numa primeira fase do projeto, estas três mães, começaram por dinamizar a página de facebook “Bengala Cor de Rosa” (https://www.facebook.com/bengalacorderosa/), a qual continuará a existir com a finalidade inicial, sendo uma página pessoal e não institucional. O objetivo destas três mães foi desde sempre constituir uma Associação Nacional de pais, familiares e amigos de criança, jovens e adultos cegos e com baixa visão. A pagina Bengala Cor de Rosa e algumas das iniciativas desenvolvidas no âmbito da mesma, permitiram chegar a outros pais e a pessoas que se interessam por esta causa e a apoiaram desde o início. A Associação Bengala Mágica foi formalmente constituída dia 20 de outubro de 2017 e desde então até ao presente já foram muitos os projetos e iniciativas que desenvolveu. Para que possamos continuar a crescer e a fazer ver para além do que é visível aos olhos, precisamos de todos! Juntem-se a nós através do site bengalamagica.pt
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica2 days ago
Postcast Linha Guia de AR Produções com a participação de Irina Francisco da Direção da Bengala Mágica.

Uma partilha sobre a importância da aprendizagem na sua vida pessoal e profissional.
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica3 days ago
Photos from Associação Bengala Mágica's post
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
A Bengala Mágica esteve presente ontem, 14 de maio, na apresentação do «Policy Brief n.º 7 – “Caminhos para a inclusão educativa num contexto de diversidade”», a convite da Professora Sofia Freire, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Neste momento de reflexão conjunta, foram apresentadas diferentes realidades, necessidades específicas em contexto escolar e propostas algumas sugestões. O evento contou com apresentações de Jorge Lemos, diretor do Agrupamento de Escolas Leal da Câmara, Sara Moura, acessora da direção da Direção-Geral da Educação (DGE), de Irina Francisco, membro da direção da Associação Bengala Mágica, e Vítor Maia, professor no Agrupamento de Escolas Daniel Sampaio, com a moderação da Professora Maria João Mogarro, docente do IE-ULisboa. A Bengala Mágica teve oportunidade de apresentar o trabalho que tem desenvolvido em colaboração com a comunidade educativa, caracterizou o panorama dos alunos com cegueira e baixa-visão em contexto educativo, e apresentou algumas sugestões que podem promover a inclusão das crianças e jovens com deficiência visual.

O documento pode ser consultado no link:
http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/policy-brief/caminhos-para-a-inclusao-educativa-num-contexto-de-diversidade
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica5 days ago
Visita acessível “Hoje sinto-me Bordalo”
Visita guiada com audiodescrição destinada ao público com deficiência visual

Data
19 de maio de 2024

Horário
11h00

Serviço de acessibilidade
Visita guiada com audiodescrição e a possibilidade de manusear os desenhos através do suporte das impressões em relevo.

Preço
Visita Gratuita, mediante marcação obrigatória através do email servicoeducativo@museubordalopinheiro.pt

Inscrições/Informações
servicoeducativo@museubordalopinheiro.pt
Telefone: 215 819 507

https://museubordalopinheiro.pt/atividade/visita-acessivel-hoje-sinto-me-bordalo/


Museu Bordalo PinheiroCampo Grande 382 Lisboa
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica1 week ago
Decorreu hoje, entre as 10:00 e as 17:30 o workshop Lego Braille Bricks no nosso Centro de Recursos no Pinhal Novo.

Foi um dia rico em aprendizagens e partilhas onde os formandos puderam compreender e experimentar a utilização do Lego Braille Bricks no contexto educativo.

Aprender de forma lúdica, com recurso ao concreto é importante para qualquer criança.
A formadora, prof.ª Gorete Barros, mostrou recorrendo a muitas atividades práticas, como é possível dar sentido às aprendizagens, de todos os alunos, usando o Lego Braille Bricks.

Agradecemos aos formandos, a maior parte professores, pela entusiasmo com que se predispõem a aprender mais e à formadora, pela generosidade da partilha.

Descrição das fotos: Nas fotos podemos ver as dinâmicas de trabalho durante a ação. Os formandos, sentados em mesas dispostas em u, formandos grupos, desenvolveram várias tarefas .conjunto utilizando os legos braille bricks e tabuleiros Lego. Em algumas destas tarefas estavam de olhos vendados. Desenvolveram ainda uma atividade no exterior com recurso a tapetes sensoriais. No final há ainda uma foto do grupo de 16 formandos.
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica1 week ago
Ontem, entre as 16:30 e as 19:30, estivemos a dinamizar mais um workshop de iniciação ao Braille para estudantes de medicina da Nova Medical School- Faculdade de Ciências Médicas.
Associação Bengala Mágica
Associação Bengala Mágica1 week ago
Estão abertas as inscrições para o Programa de Verão de 2024 do Centro de Reabilitação Nossa Senhora dos Anjos (CRNSA).

O Programa de Verão destina-se a jovens com deficiência visual a partir dos 16 anos, que sejam alunos do Ensino Básico ou Secundário.

Trata-se de um programa essencialmente centrado nas Atividades da Vida Diária e na Orientação e Mobilidade, mas que privilegia também atividades que visam fomentar o desenvolvimento de competências pessoais e sociais e estimular a autonomia.

Este programa decorre presencialmente, de segunda a sexta-feira, de 1 a 25 de julho.

A inscrição deve ser realizada através do link: https://inscricoesacaosocial.scml.pt/priamws/CRNSA?FormId=3

Para esclarecimentos ou informações adicionais poderão contactar-nos através do telefone n.º 21 810 50 80 ou do e-mail secretaria.crnsa@scml.pt.
Skip to content