Projetos

Filarmónica enarmonia

Este projeto teve inicio em setembro de 2019 no âmbito do programa PARTIS III financiado pela fundação Calouste Gulbenkian.

O projeto procura sobretudo garantir o acesso à aprendizagem e à prática musical e promover a confraternização entre os participantes e também com o público em geral, de forma a desmistificar e normalizar a condição da pessoa com deficiência visual e facilitar a integração de todos no processo criativo, no desenvolvimento individual e no agrupamento musical.

Nesse sentido, o projeto conta também com uma equipa social de apoio ao mesmo, constituída por psicólogos, docentes de educação especial e de Português e formadora de braille. Alguns elementos desta equipa têm DV o que contribui para uma abordagem mais contextualizada dos alunos com DV. O projeto conta ainda com uma equipa técnica que irá desenvolver equipamentos tecnológicos para ajudar a prática de conjunto.

Este projeto vai oferecer aulas gratuitas de Instrumentos (de sopro e percussão), Teoria e Formação MusicalTreino Auditivo Memorização e Musicografia Braille, a alunos cegos, com baixa visão e normovisuais visando  possibilitar e fomentar a prática de conjunto através da constituição de uma banda filarmónica: “Filarmónica Enarmonia”.