Quem somos

Somos a Associação Bengala Mágica: Associação de pais, amigos e familiares de crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão. Nascemos da iniciativa de um grupo de pais de crianças com Deficiência Visual, com o intuito de normalizar a condição dos nossos filhos perante a sociedade e de ajudar na criação de respostas mais eficazes.

O caminho desta Associação tem sido traçado dia a dia, por todos aqueles que estiveram na sua constituição mas também por todos aqueles que, ao longo destes anos, se têm juntado a nós. Somos todos voluntários e o nosso principal objetivo é transformar as preocupações e anseios em força para dar aos nossos filhos as ferramentas necessárias para que sejam felizes e se tornem, no futuro, adultos realizados,

Não temos a pretensão de crescer sozinhos, precisamos de todos vós, precisamos de outras Associações, de Profissionais, de Instituições que queiram ajudar-nos a edificar este Projeto. Distinguimo-nos das restantes associações, por sermos maioritariamente pais de crianças e jovens com deficiência visual e o nosso foco ser mais centrado nesta faixa etária.

Alguns dos aspetos mais inovadores e relevantes do nosso trabalho é a dinamização de atividades lúdicas, artísticas e desportivas direcionadas para crianças cegas e com baixa visão e normovisuais, a reivindicação dos apoios e recursos necessários em contexto escolar, a promoção do diálogo e da partilha de experiências entre pais, familiares e amigos e a formação de profissionais da área. O nosso trabalho é desenvolvido com dinamismo, esperança,  otimismo e a vontade de preparar o mundo para que as nossas crianças e jovens possam viver numa sociedade verdadeiramente inclusiva.

Vamos continuar aqui, empenhados em defender tudo aquilo em que acreditamos e que é fruto das evidências que nos chegam por parte dos pais, dos profissionais, das próprias pessoas com deficiência visual.

Precisamos de todos vós para fazer com que esta Bengala seja de facto Mágica.

Por eles nos juntámos
porque veem melhor que nós
vivem felizes mas amarrados
temos de desatar estes nós
precisamos da ajuda de todos
não conseguimos crescer sós
num mundo tão cheio de lodos
teremos de lhes dar voz
A Bengala Mágica vai trabalhar quem vê vai perceber
A um mundo igual queremos chegar
para sem olhos podermos viver

… porque a visão não se limita ao que os nossos olhos veem…